Relacionamentos à distância/home-office

11 de Junho de 2020

Muito se especulava que a prática de home-office fosse o futuro em empresas de rotinas mais contemporâneas. Um futuro que parecia distante até a chegada da pandemia.

A nova realidade social tornou o trabalho remoto a alternativa mais produtiva e segura nos tempos atuais. Podemos aqui enumerar inúmeras vantagens que o home-office traz tanto para empresas quanto para os colaboradores, mas o que mais gera dúvidas é o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores.

Afinal como manter um bom relacionamento com a equipe trabalhando no sistema home-office?

 

Disciplina é o segredo

O trabalho em home office é caracterizado pelo fato de que ao invés do trabalhador se deslocar até a sede ou filial da empresa, ele presta serviços a ela de sua própria casa.Isso pode dar a sensação, tanto para a empresa quanto para o colaborador, de uma rotina mais informal, e esse é o primeiro equívoco.

Ambos têm que compreender que o expediente continua o mesmo. O colaborador deve se disciplinar para dar início as suas atividades na hora combinada e se dedicaras tarefas com o mesmo empenho de antes. Por outro lado,a empresa deve respeitar o fim do expediente e não acharque tem um colaborador 24h a sua disposição.

 

Defina regras

Lembra que nossas avós já diziam: “O combinado não sai caro?”, então é importante que os colaboradores sejam informados sobre a observação de horários, assim como sobre a necessidade de se atentar aos e-mails, mensagens, ligações e sistemas que devem ser utilizados a fim de que a comunicação flua devidamente.

Preparar um check list, nesse caso, pode ser interessante, também, pois auxilia o trabalhador a saber exatamente o que deve ser cumprido diariamente.

É inegável que o trabalho em home Office não é fácil para todos. Isso porque ele apresenta alguns tipos de distrações que podem atrapalhar a qualidade do serviço.

Nesse sentido, é importante que as empresas, na busca de um bom relacionamento com os colaboradores em home Office, treinem os funcionários para trabalhar dessa maneira.

Algumas dicas importantes são relacionadas ao tempo dedicado às atividades, à separação entre atividades pessoais e laborais e, novamente, sobre a comunicação.

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