comunicação empresarial com headset profissional

16 de Novembro de 2023

O impacto dos headsets na comunicação empresarial

No mundo dos negócios, a busca contínua das empresas pelo aumento na lucratividade nas suas operações é perseverante. O intuito é obter melhores resultados com a comunicação empresarial, com base na própria estrutura ou por investimentos menores, otimizando processos administrativos e produtivos, e aprimorar a qualidade e eficiência do trabalho dos colaboradores, capacitando-os e envolvendo-os nas suas atribuições.

Entenda melhor todos os impactos positivos do uso de headsets na comunicação empresarial.

Comunicação empresarial: entenda o conceito

A comunicação empresarial, muitas vezes, referida como comunicação corporativa ou integrada, engloba todos os procedimentos de comunicação que estabelecem a conexão entre a empresa e seu público, composto de clientes e funcionários, tanto internos quanto externos. É considerada um componente estratégico de destaque nas empresas atualmente.

Objetivos e importância da comunicação empresarial

Pela comunicação empresarial, identifica-se e aprimora-se a mensagem mais adequada e o meio mais eficaz para alcançar os públicos da empresa, abrangendo colaboradores e clientes.

O resultado são mudanças de percepção e comportamento em relação à marca, na influência de decisões, na orientação dos colaboradores para os objetivos organizacionais, na resolução de conflitos internos e em muitas outras situações.

Além disso, o propósito da comunicação empresarial também é apoiar os gestores e líderes na resolução de problemas e no enfrentamento dos desafios cotidianos enfrentados pelas empresas durante sua trajetória.

Entenda melhor.

Comunicação interna

Se a comunicação com os próprios colaboradores da empresa não funcionar, as interações com o público-alvo da marca também não alcançarão bons resultados.

Por essa razão, o primeiro pilar da comunicação empresarial é a comunicação interna.

A comunicação interna é extremamente relevante às empresas, pois é responsável por promover a integração da equipe e alinhar o discurso organizacional.

É estratégica ao conectar os funcionários e gestores, assegurar a compreensão dos objetivos do negócio por todos os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional.

Comunicação externa

A dimensão externa da comunicação empresarial engloba todas as estratégias e iniciativas voltadas ao relacionamento com as partes externas, sem se limitar a uma única persona, mas abrange diversos públicos:

  • Autoridades governamentais;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Influenciadores;
  • Investidores;
  • Mídia;
  • Organizações sociais;
  • Parceiros;
  • Potenciais clientes;
  • E a sociedade em geral.

Comunicar-se com essa diversidade de públicos requer naturalmente uma variedade de canais e abordagens.

Afinal, a maneira como uma organização se comunica com seus clientes difere substancialmente do modo como se relaciona com o público, em conteúdo, tom de voz ou formatos. 

Qual é o impacto dos headsets na produtividade da empresa? 

Estudos comprovam que a produtividade dos profissionais que utilizam headsets na comunicação aumenta em até 43%. Não à toa, inúmeras empresas passaram a adotar essa ferramenta, visando à obtenção de melhores resultados. 

Fundamentalmente, o headset facilita a execução de várias tarefas ao mesmo tempo em que se fala ao telefone. Em outras palavras, o usuário transforma-se em profissional multitarefa, agregando mais valor ao seu trabalho, contribuindo efetivamente com a lucratividade e produzindo mais em menos tempo.

Além da alta produtividade, este mesmo estudo a respeito dos benefícios da utilização de headsets apontou a diminuição de casos de lesões físicas e de casos de afastamentos de profissionais usuários desse aparelho.

O headset é projetado para que a transmissão e a recepção do áudio ocorram da melhor maneira possível, com alta qualidade sonora, conforme padrões e normas internacionais, proporcionando extremo conforto, bem-estar e segurança aos usuários. Verificou-se também que profissionais que usam headsets apresentam mais disposição durante toda a jornada de trabalho, o que também contribui para bons resultados.

Surgimento dos headsets

O primeiro headset surgiu em 1910, na Califórnia, Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Na época, a invenção do headset não foi considerada revolucionária na maneira de comunicar-se via telefone. Com o passar dos anos, e principalmente durante a Primeira Guerra Mundial, os headsets se destacaram, em aviões de combate, na comunicação com as bases de comando. 

Daí em diante, o uso dos headsets se intensificou. Assim, foram implantados em órgãos do governo, e na sequência, comercializados como um tipo de aparelho telefônico que substituiria a forma convencional de se comunicar, promovendo benefícios aos usuários, já que aumentou a produtividade e houve diminuição significativa de casos de lesões nas costas e pescoço ocasionadas pela má postura ao falar em aparelhos convencionais.

Benefícios do headset ao colaborador

O uso de headset para empresas proporciona diversos benefícios aos colaboradores, que contribuem significativamente para o sucesso da empresa.

Fortalecimento da marca e imagem empresarial

Os headsets profissionais projetam alta qualidade e profissionalismo, o que fortalece a marca da empresa perante clientes, parceiros e concorrentes.

Engajamento dos colaboradores

O engajamento dos colaboradores aumenta com utilização de headsets de qualidade. Em razão do conforto e da qualidade de áudio proporcionados por esses dispositivos, o ambiente de trabalho fica mais agradável, estimulando os funcionários a se dedicarem com mais entusiasmo às suas tarefas.

Melhor clima organizacional

Com a comunicação eficiente facilitada pelos headsets, o ambiente de trabalho tende a ser mais harmonioso.

A comunicação clara evita mal-entendidos e conflitos e contribui para melhorar o clima organizacional.

Ampliação dos canais de comunicação digital

Os headsets, muitas vezes, incluem recursos para comunicações digitais, abrindo canais de comunicação eficazes e facilita a colaboração entre equipes, mesmo em ambientes virtuais, essencial na modernidade.

Integração de setores e equipes

A comunicação facilitada e a qualidade do áudio proporcionada por headsets integram diferentes setores e equipes de colaboradores.

Assim, todos se manterão alinhados com os objetivos da empresa, com mais colaboração e produtividade.

Em resumo, os headsets profissionais são uma ferramenta versátil e fundamental, que não apenas aprimora a qualidade da comunicação, mas também contribui para a imagem da empresa e a satisfação dos colaboradores.

Conheça os headsets profissionais da Felitron

Hoje em dia, não apenas call centers optam pela utilização de headsets para promover a comunicação empresarial. Há um número expressivo de empresas, dos mais diversos segmentos, que os utiliza em atendimento a clientes e em outros departamentos administrativos, atendendo às necessidades que eram supridas por aplicações analógicas, digitais, VoIP e wireless. 

Especialmente no Brasil, nos últimos cinco anos, foi registrado um aumento de mais de 700% na quantidade de vendas de headsets voltados para utilização em escritórios e home-offices.

Profissionais do setor de Telecom estimam que, nos próximos dois anos, a área de abrangência dos headsets seja ampliada e responda por 20% de todo o mercado de aparelhos de comunicação.

No site, você conhece todas as linhas de headsets profissionais da Felitron. Com certeza, haverá um que atenderá às suas demandas. 

Confira também: Headset Bravo | Headset USB-C | Melhor headset para home office

Conheça a Felitron

Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.

Conheça a linha Epko Plus

Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *