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08 de agosto de 2023

Headset NR17: principais dicas para ergonomia no call center

Em um call center, o uso de equipamentos tecnológicos faz parte do dia a dia. No entanto, você sabia que uma postura inadequada e o uso de equipamentos ruins podem levar a problemas de saúde, desconforto e, consequentemente, queda na produtividade?

Neste post da Felitron, vamos explorar as principais dicas de ergonomia que fazem grande diferença na experiência de trabalho em um call center e destacar o papel essencial de um Headset profissional que atenda a Norma NR17. Confira!

Importância da ergonomia para call center

estrutura adequada traz uma série de vantagens significativas para os operadores, proporcionando um ambiente de trabalho mais acolhedor e favorável ao bem-estar.

Ao implementar princípios ergonômicos no call center, os operadores se beneficiam de uma série de melhorias. Promover uma postura correta, por exemplo, é crucial para evitar dores e desconfortos musculares, especialmente em regiões como pescoço, ombros e costas, que são bastante afetadas pelo uso constante de equipamentos e pela postura incorreta.

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17)

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) é aplicável aos setores de empresas e postos de trabalho dedicados a atividades de call center, bem como a empresas especializadas nesse segmento.

A norma estabelece diretrizes para garantir a ergonomia adequada nesses ambientes, visando ao conforto e bem-estar dos trabalhadores.

No item 17.3.4 da NR 17, é estabelecido que os postos de trabalho em call center devem permitir variações posturais de fácil acionamento. Isso significa que os equipamentos e mobiliários devem ser projetados de forma a proporcionar espaço suficiente para o conforto do operador, levando em consideração aspectos como altura da mesa, altura da cadeira, posicionamento do monitor e teclado, entre outros.

O Anexo II da NR 17 apresenta as principais determinações relacionadas aos Headsets e os Call Centers:

  • Promover a alternância de lados no caso de Headsets monoauriculares, pois deve ser possível ao operador usar o Headset tanto na orelha direita quanto na orelha esquerda.
  • Promover a substituição de acessórios dos Headsets (como protetor auricular e tubo de voz) toda vez que diferentes operadores tiverem que compartilhar o Headset (quando ocorrer troca de turno, por exemplo), mas é altamente recomendável que cada operador tenha seu próprio headset.

Principais riscos ergonômicos no call center

  • Lesões por Esforço Repetitivo (LER);
  • Alterações posturais;
  • Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).

Como preveni-los

Conforme estabelecido pela Norma NR 17, como gestor de um call center, você pode adotar medidas preventivas para evitar riscos ergonômicos ao seu colaborador. Aqui estão algumas delas:

  • Pausas regulares para descanso e alimentação: incentive seus colaboradores a fazerem pausas periódicas durante a jornada de trabalho. Essas pausas reduzem a fadiga muscular e mental;
  • Móveis ergonômicos: invista em móveis projetados ergonomicamente, como cadeiras ajustáveis em altura e encosto, mesas com altura adequada, apoio para os pés e suportes para os pulsos. Esses móveis contribuem para uma postura correta, reduzindo o estresse nas costas, pescoço e ombros dos operadores;
  • Iluminação adequada: garanta que o ambiente de trabalho tenha iluminação adequada, evitando tanto a luz excessivamente brilhante quanto a falta de iluminação. Uma iluminação correta ajuda a reduzir a fadiga visual e a tensão nos olhos;
  • Ar-condicionado em temperatura agradável e com manutenção periódica: mantenha a temperatura do ambiente em um nível confortável, proporcionando condições adequadas para os operadores e mantendo a qualidade do ar;
  • Headset que atendam a NR17: a utilização de Headsets Profissionais, ou seja, que se enquadram às normas da NR17, traz mais qualidade à vida profissional e, consequentemente, aumenta a produtividade no call center.

Vantagens dos headsets da Felitron que atendem a Norma NR17

Um Headset Profissional adequado oferece diversas vantagens ergonômicas. Em primeiro lugar, ele permite que o operador mantenha uma postura correta durante as chamadas, evitando o estresse e a fadiga muscular, condições comuns em uso prolongado do telefone convencional.

Com um Headset da Felitron, é possível manter as mãos livres para digitar, anotar informações ou realizar outras tarefas, sem precisar segurar o telefone com o ombro.

Além disso, um Headset de qualidade, que atenda a Norma NR17, conta com recursos como ajuste de altura, rotação do microfone, tiaras ajustáveis e espumas confortáveis para os ouvidos. Assim o operador pode encontrar a posição mais adequada e confortável para suas necessidades individuais.

Outra vantagem do uso de um Headset para trabalho é a melhoria na qualidade do som das chamadas. Com um áudio mais claro e nítido, o operador não precisa fazer tanto esforço para ouvir e compreender o cliente, reduzindo a tensão e o cansaço durante as interações.

Confira também:  Headset para call center

Conheça a Felitron

Investir em um Headset Profissional de qualidade que atende a Norma NR17 é uma medida preventiva importante para evitar riscos ergonômicos no call center, e aqui na Felitron você encontra os melhores modelos de Headsets Profissionais que atendem os requisitos da Norma Reguladora NR 17.

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Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.

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