08 de dezembro de 2023

Telefonia VoIP: como funciona, vantagens e melhores aparelhos

A agilidade é uma palavra de ordem em qualquer organização contemporânea. E, para comunicar-se eficiente e rapidamente com clientes, há muitos recursos disponíveis. A telefonia VoiP é um deles.

Neste artigo, você vai descobrir como ela funciona, quais são os seus principais benefícios e os melhores aparelhos para aplicá-la com excelência. Boa leitura!

O que é a telefonia VoIP?

VoiP é a sigla em inglês para “voz sobre protocolo de internet”. O conceito remete à realização de ligações telefônicas via internet. 

As chamadas são efetuadas de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Às empresas, as ligações são convertidas em dados. Para quem está do outro lado da linha, nada muda!

Com um headset compatível com essa tecnologia, a experiência da telefonia VoIP fica melhor ainda. Logo mais, falaremos sobre os equipamentos. 

Como funciona a telefonia VoIP?

O serviço é disponibilizado por um prestador de serviço VoiP. O agente funciona em moldes semelhantes às operadoras de internet e telefonia tradicionais. 

Assim como ocorre nessas empresas, também é necessário disponibilizar à parte interessada uma linha de telecomunicações Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).

A comunicação é garantida por meio do protocolo de internet, o chamado IP, que converte o analógico em digital. Em certos cenários, o gateway, aparelho que conecta múltiplas redes, também “traduz” o IP. 

Quais são os benefícios da telefonia VoIP?

A telefonia VoIP propicia diversas vantagens às companhias. Confira as principais: 

Chamadas 100% gratuitas

A vantagem da telefonia VoIP são as chamadas 100% gratuitas entre usuários que compartilham a mesma plataforma. Essa característica é especialmente benéfica para empresas com operações distribuídas geograficamente, permitindo comunicação sem custos adicionais entre escritórios ou colaboradores remotos.

Diferencial competitivo no mercado

O processo de implementação da telefonia VoIP confere um diferencial competitivo significativo às empresas. Com a adoção de tecnologias inovadoras, as organizações demonstram agilidade e modernidade, e os clientes e parceiros se mostram interessados em parcerias com empresas atualizadas e eficientes em suas operações.

Mais segurança às equipes e aos clientes

É consenso que a segurança é uma prioridade em qualquer negócio, e a telefonia VoIP, com recursos avançados, atesta a confidencialidade e integridade das comunicações.

Criptografia de ponta a ponta e protocolos de segurança robustos contribuem para um ambiente de comunicação mais seguro tanto para as equipes internas quanto para os clientes.

Rede única de voz e dados

A convergência de voz e dados em uma única rede é uma das vantagens da telefonia VoIP, pois simplifica a infraestrutura de comunicação, reduzindo custos operacionais e facilitando a manutenção. Além disso, a gestão unificada de voz e dados promove uma comunicação mais eficiente e integrada.

Redução de custos (incluindo faturas de telefone)

A economia de custos é um dos benefícios mais destacados da telefonia VoIP. A eliminação das tarifas tradicionais de telefonia e a utilização da infraestrutura de rede colaboram para uma significativa redução de despesas. Além disso, a implementação de soluções VoIP permite uma gestão mais eficiente dos custos, com opções flexíveis de planos e tarifas.

Essa redução de custos é especialmente notável nas faturas de telefone, que são substancialmente reduzidas em comparação com sistemas de telefonia convencionais.

Como saber se a telefonia VoiP é a ideal para a sua empresa?

Você está em dúvida sobre a aplicação da telefonia VoIP? Para descobrir se essa ferramenta se aplica ao que o negócio precisa, verifique quais são as necessidades organizacionais.

Além disso, questione-se acerca dos seguintes aspectos: 

  • Estou gastando demais com faturas de telefone?
  • A minha equipe faz muitas ligações diariamente?
  • A maioria é para o exterior?

Se a sua resposta for sim para, pelo menos, duas dessas perguntas, principalmente a última, considere o recurso como aliado!

O que diferencia a telefonia VoIP da telefonia IP?

A diferença entre telefonia VoIP e telefonia IP consiste principalmente na abrangência e no foco de dos termos. Ambos compartilham o mesmo princípio operacional, baseando-se no protocolo IP e no roteamento de pacotes para transmitir voz. Entretanto, as ênfases e aplicações variam.

Telefonia IP

A telefonia IP engloba os equipamentos e as tecnologias de rede que utilizam o protocolo IP e roteamento de pacotes para encaminhar a voz.

Nesse contexto, é como se fosse criada uma estrutura semelhante à telefonia convencional, com linhas telefônicas e infraestrutura específica.

Telefonia VoIP

Por outro lado, o Voice over Internet Protocol (VoIP) representa o próprio roteamento da conversação pela internet, resultado da transmissão de voz.

Diferentemente da telefonia IP, o VoIP não exige um hardware específico, mas, sim, a instalação de um software para efetuar as chamadas.

Simplificadamente, a telefonia VoIP é considerada como o produto final, derivado de toda a infraestrutura técnica proporcionada pela telefonia IP.

É relevante destacar que, ao utilizar a rede de dados existente para o tráfego de voz, há a vantagem de redução significativa nos custos das chamadas telefônicas, uma vez que não dependem da rede pública de telefonia, resultando em economia substancial e um retorno rápido do investimento.

Como escolher a melhor solução de telefonia VoIP?

A decisão pela melhor solução de telefonia VoIP para empresas envolve considerar diversos fatores cruciais para o funcionamento eficiente da rede. Alguns aspectos essenciais a serem avaliados são:

  1. Atendimento de qualidade: ao cotar e avaliar opções, observe a qualidade do atendimento do fornecedor. Investigue a reputação da empresa na internet e analise as experiências de outros clientes para garantir um serviço confiável;
  2. Prazo de portabilidade: um prazo ágil para a portabilidade é fundamental para evitar interrupções na comunicação. Escolha um provedor que realize a migração em poucos dias, para a continuidade operacional;
  3. Recursos incluídos no contrato: avalie cuidadosamente os produtos e serviços incluídos no contrato. Certifique-se de que o fornecedor disponha de recursos essenciais para a infraestrutura de telefonia, como Unidade de Resposta Audível (URA), números 0800, gravações de chamadas, entre outros;
  4. Equipamentos de qualidade: a qualidade de todos os dispositivos necessários para a infraestrutura deve ser comprovada. Além disso, verifique se a empresa fornece suporte adicional, como garantia dos equipamentos, e serviços de manutenção;
  5. Recursos de fácil instalação e manutenção: a qualidade do serviço não deve se limitar à instalação. Certifique-se de que a implementação e manutenção dos recursos sejam fáceis, fundamental para o retorno positivo sobre o investimento realizado.

Considerar esses requisitos durante o processo de seleção assegura que a solução de telefonia VoIP escolhida atenda às necessidades específicas da sua empresa, proporcionando eficiência e escalabilidade para o crescimento sustentável.

Conheça os nossos headsets VoIP

Você sabia que a Felitron desenvolve modelos de headsets VoiP perfeitos para a sua equipe fazer chamadas gratuitas e de qualidade? É isso mesmo!

Conheça os 5 produtos: 

Epko X USB

Premium stereo, o produto garante chamadas e vídeos de alta qualidade. Com ele, você também consegue ouvir músicas!

Epko Plus Noise Cancelling VoIP

Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade.

Epko Voice Guide VoIP

Preferida entre os maiores call centers no Brasil, a linha de headsets Epko tornou-se referência no mercado de headsets profissionais, aliando durabilidade incomparável, conforto excepcional, design inovador e som de incrível fidelidade, desenvolvidos especialmente para utilização contínua em call centers e profissionais que necessitam de um headset de alta performance.

Bravo USB

O headset Bravo USB da Felitron representa a fusão perfeita entre a funcionalidade profissional e o prazer auditivo pessoal. Projetado para atender às exigências do ambiente de trabalho, esse headset se destaca por sua eficiência profissional e pelo seu design e qualidade de áudio excepcionais, proporcionando uma experiência envolvente, seja para reuniões de negócios ou para apreciar suas músicas prediletas.

Aprimore a comunicação com os seus clientes

Confira mais detalhes dos nossos headsets na loja virtual e compre os seus agora mesmo!

Confira também: Headsets VoIP para PC: Stile Top Due VoIP

 

  • melhores modelos de Headset para telemarketing 1

Venha para o futuro conosco.
É mais que headset, é Felitron.

Conheça a Felitron

Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.

Conheça a linha Epko Plus

Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *