Headset X Headphone: conheça a diferença

Headset x Headphone: veja qual escolher
16 de Dezembro de 2021

Headset X Headphone: conheça a diferença

Certamente, em algum momento você deve ter se deparado com dois termos muito semelhantes na hora de comprar os acessórios para o call center de sua empresa ou ainda, para estudar ou para utilizar no home office. Estamos falando do headset e do headphone.

Essa confusão entre ambos é comum entre as pessoas, afinal, como os nomes são semelhantes, há quem acredite que são a mesma coisa. Mas, nesse artigo, vamos apresentar cada um deles e as principais diferenças, para que, assim, possa escolher o ideal para suas necessidades. Boa leitura!

Headphone

Na tradução literal, significa fone de cabeça. Ele foi inventado por volta de 1910 por Nathaniel Baldwin, que vendeu seu produto à Marinha dos EUA, mas nunca chegou a fazer uma patente. O equipamento, por ser apoiado na cabeça, permite que o usuário fique com as mãos livres enquanto escuta o som.

Ele tem dois auriculares e é ideal para quem deseja ouvir músicas, ver filmes ou melhorar a concentração. Pode ser conectado em vários aparelhos, como computadores, celulares, tablets e notebooks. Além disso, pode ser encontrado em versões com ou sem fio, e a conexão consegue ser feita via cabo P2 ou USB.

Diferentemente dos headsets, os headphones não possuem microfone externo, sendo essa a principal diferença entre eles. Entretanto, é possível encontrar no mercado alguns modelos com microfone embutido.

Headset

Quando ele surgiu, servia somente para se comunicar, mas o tempo passou e novas funcionalidades foram implementadas. Hoje, já existem headsets com excelente qualidade de áudio para ouvir música, assistir filmes, mas com a vantagem de um microfone de alta qualidade.

Apesar disso, o headset não tem um histórico exato de como surgiu, mas seu nome significa: conjunto para cabeça, ou seja, é um conjunto de headphone + microfone. 

Devido a sua praticidade, os headsets são muito utilizados em ambientes profissionais. Os modelos usados em centrais de atendimento, por exemplo, possuem o auricular em apenas um dos lados para respeitar a legislação vigente e evitar problemas auditivos aos colaboradores, já que é possível o usuário ir alternando os lados ao longo da jornada de trabalho.

Entretanto, ele pode ter um ou dois auriculares. Os biauriculares costumam ser especiais para games, já que, muitas vezes, o jogador precisa conversar com outros participantes do time, por exemplo.

Sua conexão pode variar dependendo do modelo, há aqueles que dá pra ligar no computador, smartphone ou tablet por plug, cabo USB ou até mesmo por bluetooth ou ainda, os sem fios!

Agora ficou fácil, não é?!

Conseguiu identificar as diferenças entre os dois equipamentos? Agora sua escolha será feita de forma mais assertiva e, sem dúvida, poderá aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis em cada um.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog e para conhecer os modelos de headsets que temos à sua disposição, clique aqui e confira nosso site. 

Venha para o futuro conosco.
É mais que headset, é Felitron.

Conheça a Felitron

Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.

Conheça a linha Epko Plus

Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *