15 de dezembro de 2022

Nada de ficção científica ou projeção impossível para o futuro. A Inteligência Artificial é uma realidade há anos e já faz parte da vida de milhares de pessoas e empresas.

Desde os primeiros inventos envolvendo essa tecnologia, muita coisa mudou, se aprimorou e passou a ser crucial para um trabalho mais efetivo e de baixo custo.

No âmbito do telemarketing, os recursos tecnológicos contribuem na análise de dados e para uma melhor experiência do consumidor. Sabia disso?

Entenda como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano e descubra como implementar no seu call center para obter excelentes resultados. Leia Mais!

O que é Inteligência Artificial?

Pertencente ao campo da computação, a Inteligência Artificial compreende um grupo de tecnologias (redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, etc.) aplicadas em máquinas (físicas, softwares e outros sistemas).

Elas são capazes de interpretar dados externos e, a partir disso, realizar tarefas específicas que simulam ações humanas. De forma prática, a IA possui capacidade de raciocínio, percepção de ambiente e análise para tomadas de decisão.

O conceito é muito mais antigo do que imaginamos. Em meados de 1920, surgiram termos como "robô" na peça de teatro R.U.R (iniciais de Rossumovi Univerzální Roboti), do escritor tcheco Karel Čapek, que no Brasil foi lançada como "Fábrica de Robôs".

Já em 1927, aparecia um "androide" no filme “Metrópolis”. No ano de 1943, o neurofisiologista Warren McCulloch e o matemático Walter Pitts publicaram um artigo referenciando redes neurais artificiais.

Na década de 1950, foram desenvolvidas estruturas de raciocínio artificiais que imitam reações ou condutas humanas de forma restrita. Contudo, foi no ano de 1956 que o cientista da computação estadunidense John McCarthy batizou a expressão "Inteligência Artificial".

A importância da Inteligência Artificial para as empresas

Após um século de evolução, a IA chegou ao mundo corporativo e está presente nos mais diversos segmentos e processos. A utilização de sistemas inteligentes potencializa os resultados das empresas, bem como impacta a produtividade.

A tecnologia melhora o desempenho das tarefas e pode ser implementada nos equipamentos de rotina dos colaboradores, como em headsets de última geração, que promovem um atendimento de qualidade ao público.

Benefícios da Inteligência Artificial para os stakeholders

Na prática, o uso da Inteligência Artificial favorece todos os envolvidos, desde a empresa, passando por seus trabalhadores até chegar no cliente final.

Confira os principais benefícios dessa tecnologia:

  • Vinculada ao Big Data, lida com um abrangente número de dados não estruturados;
  • Age proativamente para automatizar tarefas complexas ou comuns;
  • Descobre gargalos, falhas e demais problemas operacionais com agilidade;
  • Reduz erros que, consequentemente, irão contribuir na diminuição dos custos;
  • Auxilia as equipes a economizarem tempo e energia nas tarefas;
  • Entrega produtos e serviços personalizados, com mais qualidade e maior agilidade;
  • Melhora o atendimento ao cliente, com foco no CX - customer experience.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano?

Que nós vivemos na era digital, você já está cansado de saber. Mas, ter essa noção ajuda na compreensão das facilidades trazidas pela Inteligência Artificial ao ser humano.

Se antes era possível tratar informações de forma manual, hoje, com os grandes volumes de dados disponíveis a todo momento, seria humanamente impraticável. Diante disso, a IA capta, rotula, armazena, processa e os compartilha de maneira precisa e ágil.

Com o auxílio do Machine Learning, a IA também realiza previsões e dá sentido às informações que a inteligência humana não conseguiria. Esse benefício torna-se um diferencial competitivo e comercial, pois a personalização tende a atrair cada vez mais clientes.

Embora possa parecer um prenúncio de que as máquinas substituirão as pessoas, o intuito da Inteligência Artificial não é esse. O seu propósito é aperfeiçoar as habilidades e contribuições humanas. De que forma?

Com base em uma programação previamente determinada, haverá um código que irá considerar todas as variáveis captadas, processará esses dados e determinará uma solução para a situação. Quem recebe essa resposta pronta é o humano, que a encaminhará do melhor jeito.

Inteligência Artificial no call center: saiba como aplicar e as vantagens

Com foco total no customer experience e na melhora dos resultados operacionais, a aplicação da Inteligência Artificial nos call centers possui um impacto amplamente positivo, seja ele voltado ao serviço de cobrança, suporte técnico, SAC, dentre outros.

Uma das maneiras de implementar esse importante recurso é por meio dos equipamentos disponibilizados aos colaboradores. Indispensável nas empresas, os headsets atuais são um dos apetrechos que já vêm com a tecnologia e garantem o melhor atendimento possível.

Exemplo disso são os headsets Felitron potencializados pela FLT Lab, a nossa startup especializada em IA. Por meio deles, é possível:

  • Notificar o operador quando se está muito tempo sem se comunicar com o cliente;
  • Aconselhar o colaborador a ligar novamente o microfone e ainda interagir com o cliente do outro lado da linha (agradece a paciência pela espera e comunica que, em poucos minutos, o operador voltará à ligação);
  • Ter controle do seu inventário;
  • Obter mais qualidade nas suas chamadas e acompanhá-la em tempo real;
  • Manter métricas, como o Tempo Médio de Atendimento (TMA), dentro dos parâmetros aceitáveis;
  • Conquistar mais produtividade e segurança;
  • Melhorar a gestão de atendimento;
  • Aprimorar o atendimento com foco no customer experience;
  • Controlar ativos e manutenção;
  • Evitar fraudes por meio da identificação de voz.

Confira os headsets com Inteligência Artificial

Agora que você já sabe como aplicar a IA em seu call center, precisa conhecer os melhores headsets com essa tecnologia no mercado.

Toda a linha Epko Plus e Epko oferecem áudio de alta definição e uma nova experiência em comunicação profissional.

Quem também não fica para trás quando o assunto é qualidade de ponta, é a linha X Line, que cancela todos os ruídos das chamadas e promove excelente performance.

Confira também: Headset Stile Voice Guide VoIP

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Venha para o futuro conosco.
É mais que headset, é Felitron.

Conheça a Felitron

Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.

Conheça a linha Epko Plus

Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade

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